top of page
Buscar
Foto do escritorNANOTICIA

ECONOMISTAS DO MERCADO VEEM INFLAÇÃO MAIOR

Os economistas do mercado financeiro consultados pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central antes de sua reunião de novembro projetam uma inflação mais alta, que cai muito pouco ao longo do tempo e fica sempre acima da meta. Apesar desse cenário desfavorável, eles recomendam que a alta na taxa básica de juros siga no ritmo atual de 0,5 ponto percentual por reunião.

A recomendação de uma política monetária mais moderada vem acompanhada de um cenário inflacionário que, na visão dos mesmos analistas, é bastante desfavorável. Eles acreditam que uma aceleração na alta dos juros poderia ter efeitos negativos sobre a economia, como a desaceleração do crescimento econômico e o aumento do desemprego.


Os economistas também destacam que a inflação está sendo impulsionada por fatores externos, como a alta dos preços das commodities e a desvalorização do real. Esses fatores têm pressionado os preços dos alimentos e dos combustíveis, que são itens essenciais para a população.


Além disso, os analistas apontam que a política fiscal do governo tem contribuído para a inflação, com o aumento dos gastos públicos e a concessão de subsídios. Eles sugerem que o governo adote medidas para controlar os gastos e melhorar a eficiência dos investimentos públicos, a fim de reduzir a pressão inflacionária e criar um ambiente mais favorável para o crescimento econômico.

8 visualizações0 comentário

Comentarios


#noticias

bottom of page